sábado, maio 26, 2007  

Transmissão de energia sem fio... duvida ? Então leia !

A tecnologia foi batizada de PowerCast, desenvolvida pela empresa de mesmo nome. Em resumo, a PowerCast promete transmitir energia elétrica pelo ar, como se fosse um programa de rádio ou uma conexão WiFi.

O conceito em si não é novo: a transmissão de energia por radiofrequência é tão antiga quanto o próprio rádio. A novidade são os circuitos de transmissão (PowerCaster) e recepção (PowerHarvester) desenvolvidos pela PowerCast.

Usando freqüências na faixa dos 900 MHz, a empresa alega ter obtido uma eficiência de transmissão de 60 a 70%, contra 10% dos métodos tradicionais. E, assim como numa rede sem fio, quanto menor a distância, melhor o sinal.

Antes que alguém resolva jogar o carregador do notebook fora, é bom avisar que a própria PowerCast reconhece que a solução dificilmente servirá para qualquer coisa maior que um celular - que teria que passar a noite inteira recebendo a transmissão elétrica para recarregar metade da capacidade da bateria. Mas pode libertar totalmente dos fios e trocas de pilha eletrônicos como teclados, mouses, aparelhos auditivos e relógios.

Mais do que substituir as baterias, no entanto, a tecnologia pode ser usada para mantê-las permanentemente carregadas. Foi o que a empresa fez num teste realizado no zoológico de Pittsburgh: colocou os tais "PowerHarvester" em sensores usados para monitorar a saúde de um bando de pinguins, normalmente alimentados (os sensores, não as aves) apenas por baterias. Depois de quase três meses, os que só usavam baterias pararam de funcionar. Os que tinham baterias continuamente abastecidas pela PowerCaster continuavam 100% carregados quase dez meses depois!

Taí uma notícia realmente interessante...

Sobre mim

  • Mario Marcio, 1971
  • São Paulo, SP, Brazil
  • Área de TI
  • Meus Atuais Gadgets
    [Axim X51v]
    [ThinkPad T60]
    [K790i]
    [N95]

Lista de Distribuição


Receba meus "posts" via email:

Powered by Google Groups

MISCELÂNEA

Palavras-Chaves