Home | DESCOBERTO VIRUS QUE INFECTA PCs E PDAs » | SAMSUNG ANUNCIA NA CEBIT 2006 CELULAR COM CÂMERA D... » | WINDOWS MOBILE 5 vs. BLUETOOTH » | INTRODUÇÃO AO UNIVERSO WIRELESS » | NAVEGUE NA WEB VIA CELULAR SEM SOFRIMENTOS... » | SAIBA COMO TRANSFORMAR O SONY ERICSSON K750i NO W800i » | E VIVA A ERA DA MOBILIDADE !!! » 

terça-feira, março 14, 2006  

Mobilidade x Portabilidade

A 3 anos atrás, percebia-se claramente que a industria de notebooks estava inclinada a fabricar modelos cada vez menores e de fácil portabilidade, porém o que se nota hoje é justamente uma tendência contrária e o que temos é uma safra de notebooks pesadões, muito poderosos e cheios de recursos, mas pouquíssimo práticos para quem precisa de grande mobilidade e passa pelo menos 20% do tempo fora do escritório ou precisa viajar muito. Acredito que esse recuo tenha sido provocado pelo avanço dos PDAs que acabou ocupando esse "gap" da necessidade de muitos...
Mas que tal meditarmos um pouco em cima do tema:

Mobilidade: Facilidade de estar conectado e consequentemente conseguir acesso à recursos de informática tais como internet, email, extranets, VPN, etc... estando fora do ambiente principal de trabalho, podendo estar em movimento ou não. A duração da bateria é um fator principal para assegurar esta comodidade e neste caso, os dispositivos móveis mais indicados são os Smartphones, PocketPCs e Palms, que podem ser operados até mesmo estando-se de pé, dentro do taxi, tomando um café, sentando na recepção do cliente, etc... :)

Portabilidade: No meu entendimento, possuir um equipamento que reúna, de forma compacta, uma representação do que você possui no seu ambiente de trabalho ou em casa, de maneira que possa ser facilmente transportado de lugar a outro sem necessidade de usar componentes múltiplos como monitor, teclado, mouse. O melhor exemplo é um notebook que já possui tudo embutido: tela, teclado, mouse, placa wireless e pelo menos 2 horas de bateria sem necessidade de um cabo de força e com recursos de processamento equivalentes a qualquer bom desktop.

E aí muitos usuários de notebook ficam frustrados quando compram o supra-sumo da performance e começam a ter dores de coluna, porque saem do escritório para fazer visitas em clientes e precisam carregar um trambolho de 5 quilos para cima e para baixo. Quando chegam no local, não existe uma mesa disponível e a tomada mais próxima pode não estar tão disponível assim. Provavelmente você irá incomodar alguém. Além disso, será preciso uma mesa....

Semana passada recebi lá na empresa um consultor de sistemas que levou um notebook para me fazer uma demonstração do sistema.... O cara era um velho conhecido e ao final de sua apresentação, me exibi um pouco, peguei meu PDA, pluguei o cabo VGA e projetei no mesmo datashow um arquivo em powerpoint e ainda mostrei um vídeo MPEG e na hora ele percebeu que estava precisando se modernizar um pouquinho.. hehehe ;)

Outro bom exemplo de uso sensato das tecnologias convergentes poderia ser, um inspetor de qualidade que incrementa a confeção do relatório de campo com uma câmera digital embutida num dispositivo móvel, em que ele pudesse colocar notas curtas junto de cada uma, responder a um check-list bem elaborado e de fácil preenchimento, juntar tudo num documento para poder concluir o mesmo documento mais tarde no escritório, ou em casa, acessando o sistema de "backoffice" via VPN. Esse cenário é comum... na Finlândia, terra da Nokia. :-)
--
[ ]'s
Mario Marcio

Sobre mim

  • Mario Marcio, 1971
  • São Paulo, SP, Brazil
  • Área de TI
  • Meus Atuais Gadgets
    [Axim X51v]
    [ThinkPad T60]
    [K790i]
    [N95]

Lista de Distribuição


Receba meus "posts" via email:

Powered by Google Groups

MISCELÂNEA

Palavras-Chaves